Além de promessas

Há algum tempo atrás se ouvia falar na “extinção” das sacolas plásticas de supermercado, mas parecia algo distante. Algumas iniciativas surgiram para que possamos nos adaptar a novos hábitos de consumo, como as Eco bags por exemplo.
Entretanto, a novidade está no fato de que o Grupo Carrefour Brasil anunciou nesta segunda-feira, 15 de março, que deixará de usar sacolas plásticas em todas as lojas que possui no país até 2014. A primeira unidade da rede a eliminar as embalagens provenientes do plástico foi a de Piracicaba, no interior de São Paulo. O anúncio foi feito no Dia Mundial do Consumidor.

A loja paulista distribuirá sacolas retornáveis gratuitamente até o dia 31 deste mês, além de oferecer alternativas de embalagens sustentáveis para as compras. Uma delas é a sacola 100% biodegradável, desenvolvida em parceria com a Basf, produzida com base em uma resina especial derivada do milho, que pode se decompor em até 180 dias.

“Já existe um forte movimento do público em geral, governo e ONGs para substituir as sacolinhas, mas sabemos que temos um importante desafio no sentido de discutir e convencer os consumidores sobre a importância do seu apoio e envolvimento nessa mudança”, destacou Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour.

Três países da rede mundial de hipermercados já aboliram o uso das sacolas plásticas: Polônia, França e China. O Carrefour garante que tem um plano para eliminar o material plástico como embalagem de todas as lojas do grupo.

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o consumo de sacolas plásticas tradicionais chega a 12 bilhões de unidades por ano. Em média, cada brasileiro utiliza em torno de 66 sacolas por mês. As embalagens oriundas do plástico demoram até 400 anos para se decompor.

Em 2009, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou a campanha nacional “Saco é um Saco”, que tem a proposta de eliminar a utilização das sacolas plásticas. A ação do Carrefour também é um desdobramento de tal iniciativa governamental.

http://www.ecodesenvolvimento.org.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: