Lixo > produtos > R$ > ONG

Ao conhecer este trabalho, me vieram a lembrança aquelas correntes de emails com crianças em tratamento que falam sobre encaminhar para todos os contatos que a família “tal” receberia alguns centavos por envio. Bom, não sei até onde isto é verdade, mas o fato é que o projeto Terra Cycle é real e funciona, além de ser um modelo de negócio sutentável, transformando materiais usados(lixo) em novos produtos.

O ciclo funciona da seguinte forma: um time de coleta seletiva (formado por uma organização civil, empresa ou mesmo um grupo de vizinhos) se junta e inicia a arrecadação dos materiais indicados no site. Quando atingirem o número mínimo de 100 unidades, basta colocar os materiais em uma caixa, fechar bem, colar a etiqueta pré-paga para envio e entregá-la em uma agência dos Correios mais próxima.

O envio é gratuito e todo o material entregue pelo time será contabilizado e somado. Duas vezes ao ano a TerraCycle irá doar uma quantia em dinheiro referente à quantidade de materiais enviado pelo time para uma ONG escolhida pelo grupo.

Já os materiais doados serão transformados em novos produtos e vendidos a preços acessíveis em lojas varejistas espalhadas pelo país, como as franquias do Wal Mart.
Assim, aquela embalagem que você recolheu e enviou para a reciclagem sem nenhum custo deixará de poluir um aterro, irá gerar renda para pessoas carentes e ainda poderá ser readquiria no supermercado com uma nova função.

A empresa foi undada, em 2001, por um estudante de 19 anos chamado Tom Szaky da Universidade de Princeton, a TerraCycle começou como uma empresa de fertilizantes orgânicos e expandiu para uma companhia de multi–categoria e “eco–friendly”. O sonho do Tom era encontrar um novo caminho mais responsável de se fazer negócio e que fosse, ao mesmo tempo, bom para o planeta e para as pessoas.

<a

Vale a pena conhecer:
http://www.terracycle.com.br/
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/terracycle

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: