Metafractais

Os problemas como o cozimento desigual dos alimentos no microondas pode ter seu fim. A inovação vem da união de duas áreas da ciência ainda hoje tidas como exóticas: os próprios metamateriais e os fractais.

Fractais são formas complexas e intrincadas construídas pela replicação de uma estrutura mais simples. (para exemplificar: pense na estrutura do brócolis, da folha de samambaia e de um floco de neve).Os metamateriais são compósitos feitos pela união de vários formatos ressonantes, uns grudados nos outros.

Ao construir os ressonadores com fractais, os pesquisadores liderados por Nathan Cohen, introduziram uma sinergia que permitiu uma versatilidade no controle e no desempenho do material artificial resultante que nunca fora alcançada.

Eles batizaram seu novo material de metafractais. “Pense nele como um cobertor elétrico de alimentos, mas que não precisa ser ligado. O alimento pode ser colocado sobre ele ou embrulhado por ele,” explica Cohen.

Isso permitirá que a dona de casa não apenas cozinhe o alimento por inteiro, mas também selecione qual parte do alimento ela quer aquecer mais, simplesmente deslocando o guardanapo de metafractal.

Construído na forma de uma folha de plástico, o metafractal se parece com um filme plástico normalmente usado na cozinha. Ele funciona como um ressonador que pega as micro-ondas geradas pelo forno e as espalha de maneira uniforme.

Podendo ser fabricado também na forma de uma bandeja, o material poderá ser incorporado na própria embalagem dos alimentos congelados.Ao distribuir melhor o calor, o metafractal ainda diminui o tempo de cozimento, reduzindo o consumo de energia do forno de micro-ondas.

O invento está sendo avaliado junto a empresas de alimentos e deverá ser comercializado pela empresa Fractal Antenna Systems.

http://www.inovacaotecnologica.com.br

Para saber mais sobre os fractais descobertos pelo matemático Benoit Mandelbrot.
http://www.nigin.com.br/fractais.html
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm43/fractais.htm

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: