Consumismo e o “Estado do Mundo”

Produzido pelo WWI, o “Estado do Mundo” é um relatório que traz anualmente um balanço com números atualizados e reflexões sobre as questões ambientais. Este ano, em parceria com a WWI, o Akatu fez a tradução do documento para o português.

EstadodoMundo2010

Um dos dados que mais chama atenção no relatório é que ele aponta que apenas um sexto da humanidade consome 78% de tudo que é produzido no mundo. E conclui “sem uma mudança cultural que valorize a sustentabilidade em vez do consumismo, nada poderá salvar a humanidade dos riscos ambientais e de mudanças climáticas.

“Haverá certamente mudanças muito expressivas para aqueles que hoje dominam esses quase 80% do consumo. Vamos precisar ter um modelo de consumo que saia do descartável para o durável, de grandes produções globais para um número maior de produções locais, de posse individual para uso compartilhado, de uma sociedade do desperdício para uma sociedade que aproveite integralmente tudo aquilo que foi produzido”, afirmou o presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar.

 http://www.akatu.org.br

http://www.worldwatch.org/

http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: