Descoberta primeira reserva de tálio do Brasil

A descoberta foi no município de Barreiras, estado da Bahia.

O tálio é um metal extremamente raro, estratégico e de alto valor, que atualmente só é produzido na China e no Cazaquistão.

Este metal é muito macio e maleável e pode ser cortado com uma faca. Quando exposto ao ar, inicialmente apresenta um brilho metálico, porém rapidamente torna-se cinza-azulado semelhante ao chumbo. Quando exposto ao ar, forma-se sobre o tálio uma camada de óxido, por isso, é preservado mantendo-o sob a água.

Ele está na Tabela Periódica entre o mercúrio e o chumbo, dentro do grupo IIIA, juntamente com elementos com o índio e o gálio, essenciais na eletrônica atual.

Para que serve: O uso dos compostos de tálio é restrito à produção de objetos muito específicos, como lentes especiais e células fotoelétricas. O tálio pode ser empregado materiais termoelétricos, supercondutores de alta temperatura.

Na medicina: Como agente “descabelante”, o tálio fez muito sucesso no século 19 no tratamento da tinea, um tipo de micose cutânea. Ainda hoje, isótopos radioativos de tálio são empregados no diagnóstico de doenças cardíacas.Também pode ser usado como contraste em exames médicos.

http://super.abril.com.br/ciencia/elementos-morte-446035.shtml

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=descoberta-jazida-talio-brasil&id=010170110221&ebol=sim

http://www.jornalnovafronteira.com.br/?p=MConteudo&i=2798

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: