Dicas de leitura

Eco Design

O livro Eco Design traz, nas suas 352 páginas, uma ampla gama de exemplos inovadores, originais e encantadores de design verde. A nova estética sustentável apresentada reflete o estilo de vida contemporâneo antenado que une o bom gosto, inovação e o tratamento respeitoso aos recursos ambientais, de forma criativa. O design consciente se importa com todo o ciclo de vida do produto, da escolha da matéria prima a forma de descarte do produto fabricado. Os objetos e projetos deste livro apresentam soluções adequadas para as exigências modernas. Vale a leitura.

http://www.nominuto.com/blog/bom-gosto/design-sustentavel/19006/

 

1000 exemplos de móveis ecológicos

“1000 Exemplos de Eco-design” é um catálogo em idioma espanhol de produtos cujo projeto integra a responsabilidade ambiental e a beleza, é um guia para navegar pelas complexidades de ambos. A seleção e a criação de produtos para decoração, cuja produção é ambientalmente amigável. Inclui mesas, cadeiras e sofás, camas, acessórios de decoração, toalhas de mesa, móveis de jardim, produtos infantis, pisos e paredes, cozinhas, banheiros, unidades de armazenamento e produtos de consumo projetado por alguns dos melhores designers e estudos de tempo, como a Droog, Tom Dixon, Giles Miller, Edra e Durat.

http://www.ecolinks.com.br/tag/ecodesign/

 

Introdução aos Materiais e Processos para Designers

A visão abrangente necessária àqueles que atuam no âmbito do design torna praticamente impossível o entendimento profundo de áreas específicas do saber. Ocorre que muitas destas áreas têm importância crucial para a atividade projetual tornando necessário o entendimento, se não completo, pelo menos básico no assunto. Neste sentido, este trabalho caracteriza-se como uma síntese do universo dos materiais e dos respectivos processos de transformação mais significativos para a indústria. Ricamente ilustrado e empregando uma linguagem acessível, este livro facilita o entendimento do assunto pelos estudantes e profissionais de diferentes segmentos do design, o que, certamente, poderá contribuir para uma especificação de materiais e processos mais adequados para os produtos resultantes de seus projetos, facilitando a integração destes profissionais com fornecedores, fabricantes e profissionais de engenharia.
Sumário: Capítulo 1 ? Materiais ? Introdução, aspectos para seleção dos materiais, materiais compostos; Capítulo 2 ? Processos ? processos de fabricação e transformação, moldes, modelos e outros; Capítulo 3 ? Metais ? introdução, metais ferrosos, metais não-ferrosos, processos para obtenção de peças em metal; Capítulo 4 ? Naturais ? madeira, processos envolvendo madeira maciça e derivados; Capítulo 5 ? Cerâmicas e Vidros ? Introdução, cerâmicas vermelhas, cerâmicas brancas, vidros, processos para obtenção de peças cerâmicas, processos para obtenção de peças vidro; Capítulo 6 ? Polímeros Sintéticos ? introdução, termoplásticos, termofixos, eletômeros, processos para obtenção de peças em polímeros sintéticos ? Conclusão; Bibliografia; Sites na Internet.

 Autor : Marco Antonio Magalhães

http://www.americanas.com.br/produto/5595188/livros/engenharia/designindustrialegrafico/livro-introducao-aos-materiais-e-processos-para-designers

Embalagens: Design, Materiais, Processos e Máquinas

Um completo livro com conteúdo técnico, escrito por profissionais gabaritados, reúne temas necessários para o desenvolvimento de uma boa embalagem. A obra contribui na capacitação e conhecimento dos interessados pelo segmento e é voltada para designers, profissionais da indústria (usuários finais de embalagem) e convertedores.

 

Materiais e Design – Arte  e ciência da seleção de materiais no design de produto

Este livro explora o papel dos materiais e da fabricação no design de produtos, dando ênfase particular ao modo como
a materialidade de um objeto (do que ele é feito e como é feito) pode ser manipulada para criar estética e
funcionalidade de um produto. Seus autores se preocuparam igualmente com questões relacionadas à viabilidade de
produção e à sustentabilidade de um sistema. Os métodos apresentados aqui são apoiados por cerca de 100 perfis de
materiais e processos de fabricação que dão ênfase aos atributos mais relevantes para o design de produtos.

Autores: Michael Ashby e Kara Johnson

Editora: CAMPUS LV
ISBN: 8535238425
Edição: 1
Coleção:
Ano: 2010
Páginas: 360
Dimensões (A x L x P): 24,00cm x 17,00cm x 0,00cm

Fonte:http://www.livrariascuritiba.com.br/materiaisedesigncampus,product,LV276385,3342.aspx#

Minerais, minérios, metais – De onde vêm? Para onde vão?

Das mais remotas espadas e armaduras até os mais modernos automóveis e aviões, a posse de recursos minerais, o domínio de sua extração, a confecção e utilização de artefatos metálicos têm sido sinônimos de riqueza e status. Mas como se obtêm metais a partir dos minérios? Até que ponto o Brasil, riquíssimo em recursos minerais, realiza seu aproveitamento? Qual é a nossa posição no mercado mundial? As respostas a essas perguntas permeiam as páginas deste livro. Ele preenche uma antiga lacuna no mercado editorial brasileiro, na medida em que alia a discussão de aspectos científicos e tecnológicos do aproveitamento dos metais ao contexto geoeconômico em que se inserem.

Plástico – Bem supérfluo ou mal necessário?

Há quem diga que estamos na Era dos Plásticos. Nos últimos anos, muito se tem falado sobre eles, enaltecendo suas qualidades e criticando-os pelos problemas ambientais que causam. De onde vêm os plásticos? O que são eles? Enfim, por que há tanta controvérsia em torno de materiais tão cotidianos e, aparentemente, tão simples? Por que se constituem numa séria ameaça ao futuro da humanidade? Quanto disso tudo é verdade e quanto é invenção? É possível viver sem os plásticos? Este livro aborda o contexto em que surgem essas questões e, como conseqüência, permite um posicionamento consciente do leitor diante delas.

As duas dicas vem do site: http://www.modernaliteratura.com.br

Eco Bags


As páginas do livro trazem imagens de 112 opções de sacolas não-descartáveis criadas por diversas marcas e estilistas, que incorporaram as peças nas suas coleções. A idéia é incentivar o uso destas peças ecologicamente corretas, feitas de materiais que não agridem o meio ambiente e que podem ser usadas por muito mais tempo. O livro surgiu a partir da exposição Eu Não Sou de Plástico, da qual a editora de moda do GNT, Lilian Pacce foi curadora. A mostra fez parte de uma campanha mundial do mesmo nome, que incentiva o fim do uso de sacolas de plástico.

Eco Chic

Eco Chic, mais recente lançamento da editora Larousse do Brasil,  desvenda a verdadeira história por trás das roupas que vestimos e trata de maneira elucidativa questões como: por que o consumidor é o maior beneficiado ao escolher roupas com acabamentos melhores, mesmo que elas custem mais; explora o impacto que a fabricação de roupas tem no meio ambiente, na saúde humana e no bem-estar animal;  mostra como descobrir as marcas que tingem jeans sem agredir o meio ambiente, ensina como aproveitar melhor as roupas e como conservá-las bonitas e com cor por mais tempo; discute como os tecidos mais comuns do mundo – algodão e poliéster – tiveram impacto não apenas em nossos guarda-roupas, mas também na economia e  política mundial. Jornalista e fashionista ecologicamente correta, Matilda Lee escreve para alguns dos veículos mais conhecidos do mundo, como o jornal The Independent e a revista The Ecologist, de cujo caderno Páginas Verdes, é editora.

Fio  a fio, tecidos moda  e linguagem

1688661_4

O livro, lançado em 2006, é uma fonte de grande auxílio na tecnologia têxtil. Aqui a autora Gilda Chataignier trata da história, origem e principais características dos fios, seus usos e costumes, e, também traça um panorama histórico de sua utilização em cada período da moda. O exemplar traz também um glossário com 500 verbetes sobre fios e tramas.
“Fio a Fio: Tecido, Moda e Linguagem” explica de forma simples e prática o universo dos tecidos, com informações completas, onde analisa em cada século, os tipos, as cores e as estampas que estavam em evidência. O livro é uma espécie de “guia” que conduz a escolha pelo tecido correto, tanto no âmbito profissional como nos desejos pessoais.

Fio a fio : tecidos, moda e linguagem / 2006 – ( Livro ) – Acervo 186629
CHATAIGNIER, Gilda. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. São Paulo, SP: Estação das Letras, 2006. 165 p. ISBN 8560166009

Tecidos- História, tramas tipos e usos Este livro é uma pesquisa histórica bem costurada que mostra toda a evolução da principal matéria-prima da vestimenta, dos primitivos tramados feitos manualmente de galhos e folhas aos mais avançados métodos de tecelagem; das fibras naturais aos fios inteligentes dos tecidos tecnológicos; das primeiras técnicas de tingimento às mais modernas formas de coloração; das estampas em voga nos séculos passados às tendências mostradas pelos estilistas de hoje em dia. Imagens belíssimas arrematam esta publicação.

Tecidos : história, tramas, tipos e usos – 1. ed / 2007 – ( Livro ) – Acervo 197560
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: história, tramas, tipos e usos. 1. ed São Paulo, SP: SENAC São Paulo, 2007. 324 p. ISBN 9788573596274
Número de Chamada: 677.074(091) P522t

Tecidos e Moda

Tecidos e Moda apresenta os principais tecidos utilizados na fabricação de peças de vestuário e suas características com explicações concisas e exemplos de projetos contemporâneos. Dos tipos de fio aos processos de acabamento, do bordado à ornamentação, do design à produção têxtil, o leitor vai aprender tudo o que precisa para escolher o tecido certo para suas criações. Totalmente colorido, este é o guia ideal para todos os interessados no mundo da moda.

Udale, Jenny. Tecidos e Moda: Coleção Fundamentos de Design de Moda. Bookman, 2009.
Revisão técnica: Luiz Robinson

2 Respostas to “Dicas de leitura”

  1. Novas dicas de leitura « Laboratório de Materiais Says:

    […]  https://materiotecafeevale.wordpress.com/livros/ […]

  2. ADELIA Says:

    BONS LIVROS,GOSTARIA EM ESPECIAL HISTÓRIA DA ESTAMPARIA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: